Blog Mobilidade

27jun
2024

Segurança da Frota: Como a Gallo iniciou seu processo de transformação no comportamento de seus condutores

Segurança da Frota: Como a Gallo iniciou seu processo de transformação no comportamento de seus condutores

Uma das funções do time de frota e mobilidade é garantir a segurança da frota. Entre as muitas medidas que podem ser adotadas para alcançar esse objetivo está o treinamento de segurança de sua empresa, oferecido para os condutores.

Ele contribuiu de forma significativa para a educação, a conscientização e a mudança de comportamento. A empresa Gallo, ciente dessa necessidade, disponibilizou para os seus condutores um treinamento sobre condução segura que faz parte da estratégia de consultoria da ALD Automotive | LeasePlan.

Os resultados foram significativos. Houve uma mudança imediata de comportamento, além de retornos vantajosos em relação ao investimento. Miriam Nascimento, gestora de Recursos Humanos da Gallo, contou como foi a experiência desse treinamento para os colaboradores. Continue lendo para saber mais.
 

Maus hábitos de direção dos condutores brasileiros

Antes de tudo, é importante entender que o condutor brasileiro apresenta vários maus hábitos de direção, que colocam tanto ele quanto as demais pessoas em sérios riscos. Só no primeiro trimestre de 2023, houve um aumento de 30% no número de infrações por uso do celular na direção, por exemplo.

Esse é um dos grandes motivos para a ocorrência de acidentes, afinal, 9 das 10 principais causas dos acidentes que acontecem nas rodovias brasileiras são decorrentes de falhas humanas relacionadas à desatenção, imprudência e imperícia.

A reação tardia e a falta de reação são grandes causadoras de acidentes relacionados à desatenção, o que tem como fonte também o uso do celular. Mas não podemos esquecer outros comportamentos imprudentes como excesso de velocidade e dirigir sob o efeito de bebidas alcoólicas.

Diante desse cenário, Miriam ressalta a importância de conscientizar as pessoas.

“O treinamento de frota ou de direção defensiva é um dos elementos que ajudam a ensinar e nivelar conhecimentos para toda a nossa população, de como a gente quer que eles conduzam ou se relacionem com os demais no trânsito”.
 

Por que a Gallo movimentou seus condutores neste debate?
 

Miriam ressalta que a empresa entrega o veículo para o colaborador como uma ferramenta de trabalho ou um benefício. Contudo, cabe à organização garantir a integridade do condutor, e que neste caso, foi feito por meio de um treinamento cujo objetivo era a melhoria de comportamento.

A gestora da Gallo menciona que sentiu a necessidade de organizar o treinamento para conscientizar seu time, em relação aos riscos e desafios do dia-a-dia.

“Todos os anos treinamos nossos condutores, sejam eles de frota de operação ou benefício. Fazemos uma pausa para discutir sobre condução segura. Desse jeito, eu cuido não só dos meus funcionários, mas das pessoas com quem eles se relacionam”, ressalta a gestora.

Com as análises dos especialistas da ALD Automotive | LeasePlan, foi possível identificar que, para os condutores da Gallo, seria interessante oferecer uma interação rápida e pontual, como conta Marília Campos, especialista comercial da ALD.

“Nós trazemos a consultoria para o cliente, e em uma delas feita para a Gallo surgiu a questão do treinamento de condutores porque tivemos a certeza de que isso traria uma mudança de comportamento e a redução das infrações”, conta Marília.



Miriam Nascimento, Gestora da Gallo
 

Como foi o treinamento dos condutores da Gallo

A prioridade no treinamento de segurança oferecido para os condutores da Gallo foi falar sobre os principais comportamentos nas grandes cidades, e dos motoristas e condutores que estão inseridos nesse ambiente.

Assim, conforme Miriam relata, foram abordados temas como:

  • legislação atual de trânsito;
  • principais placas;
  • uso do celular;
  • consumo de bebida alcoólica;
  • uso do cinto de segurança;
  • consequências de ações e decisões no trânsito;
  • manutenção preventiva e corretiva dos veículos.

Para esse último aspecto, a gestora de RH ressalta que utiliza a plataforma da ALD Automotive | LeasePlan para fazer o melhor controle das manutenções, e de uma forma automatizada.

O treinamento feito na Gallo contou com a participação de 40 condutores, e foi realizado pela CEPA, parceira estratégica da ALD Automotive | LeasePlan.

Miriam relembra que foram apresentados casos reais de acidentes onde a equipe analisou os principais fatores que levaram ao acidente. Somado ao fato de ter o depoimento de pessoas envolvidas em acidentes de trânsito demonstrando suas sequelas, trouxeram o sentimento que estamos todos expostos e que o cuidado e atenção será sempre a melhor saída.
 

Benefícios alcançados pela Gallo com o treinamento para frota

Já no primeiro momento, a empresa conseguiu perceber os benefícios do treinamento. Miriam conta que houve uma grande adesão por parte do time: “O resultado foi muito positivo porque muitos ainda não tinham passado por um treinamento de trânsito tão prático e tão real, tão aplicável no dia a dia quanto os realizados pela ALD Automotive | LeasePlan”.

Para Marília, essa adesão foi um aspecto fundamental para promover os resultados esperados com o treinamento. “Quando o condutor se torna parte do processo, as coisas mudam, o comportamento muda”.

Os colaboradores da Gallo demonstraram de imediato a intenção de mudança de comportamento. “A gente trouxe pontos para ajudar o colaborador a entender um relatório e outros aspectos de gestão. Mas procuramos usar exemplos como uma forma promissora para adaptar o comportamento para o melhor que a gente esperava”, esclarece a especialista.

Assim, um dos grandes benefícios do treinamento foi justamente a conscientização que, segundo a gestora, alcançou até ela mesma. Depois do treinamento, Miriam relata que passou a ter um cuidado ainda maior na hora de transportar o celular no carro, evitando que ele esteja muito próximo para não ter o ímpeto de responder às mensagens.

Segundo ela, é uma atitude não só de segurança, mas de respeito pela sua própria família. Outro grande benefício que foi apontado pela gestora da Gallo foi o retorno sobre o investimento.

“Eu diria que meu ROI foi de 100% porque todos saíram sensibilizados por mudarem pelo menos um hábito de condução de imediato. Eu tive casos como de celular, outros que disseram que vão sair mais cedo de casa porque estão sempre atrasados, outros que se conscientizaram sobre a fragilidade dos ciclistas e a importância de respeitar a distância de 1 metro e meio”.



 

Por que contratar um treinamento para condutores?

Todos saem ganhando com o treinamento de segurança. Os condutores preservam sua integridade, a empresa tem menos sinistros e melhora a sua imagem, e a gestão de frota alcança melhores resultados.

De toda forma, Miriam destaca três pilares que ressaltam a importância dessa estratégia. O primeiro apontado por ela é a segurança dos condutores e das pessoas com quem eles se relacionam quando estão no trânsito.

O segundo pilar são os compromissos operacionais que favorecem a gestão de frotas. Ela finaliza com a questão da sustentabilidade. Afinal, quando o condutor comete erros na direção ou uma direção mais agressiva, há maior geração de resíduos e emissão de carbono entre outros.

Assim, também é possível associar treinamentos de segurança com a questão da sustentabilidade, implementando boas práticas de ESG na organização.

“O pilar da sustentabilidade às vezes não é tão evidente na frota. Mas, se eu tenho um condutor que conduz melhor, ele usa menos combustível e está impactando menos o ambiente. Se eu tenho um condutor que conhece a rota e se planeja, ele faz uma rota melhor e se coloca em segurança. Ele utiliza o carro de forma mais adequada e também está impactando menos”, esclarece a gestora.


Marília Campos, Gerente de Contas
 

Diferenciais do treinamento da ALD Automotive | LeasePlan

Miriam também conta que ao longo da sua experiência como gestora de RH já havia contratado outros treinamentos de segurança. Porém, percebeu diferenciais importantes neste. A apresentação de casos especiais, para ela, fez bastante diferença na conscientização dos condutores.

“O treinamento teve uma visão muito especial ao trazer todos esses exemplos de situações reais. Fizemos estudos de caso, de acidentes reais e, dentro dos conteúdos trabalhados, os colaboradores tiveram a oportunidade de avaliar aquele acidente e indicar quais seriam os comportamentos que poderiam ser adotados para que isso não acontecesse”, relata a gestora sobre a metodologia exclusiva da CEPA.

Para ela, esse tipo de abordagem é um ponto-chave na educação do adulto, uma vez que pode sensibilizá-lo para promover melhorias no próprio comportamento. Mas a intenção da gestora não é parar por aqui.

“Uma vez que a gente começa com um projeto como esse, é um caminho sem volta! A gente quer cada vez mais se desafiar para trazer novos conhecimentos, tocar as pessoas de uma forma mais profunda”, conclui.

Miriam conta, também, que ao longo dos próximos meses ainda colherá os resultados do treinamento de segurança por meio da melhoria de indicadores,

Você pode promover essa mudança entre os seus condutores. Acesse o site para conhecer o treinamento e veja os benefícios que você pode obter para a sua frota.