Blog Mobilidade

05ago
2024

Como Criar uma Experiência de Compra Excepcional de Seminovos

Como Criar uma Experiência de Compra Excepcional de Seminovos

Quando um cliente investe na aquisição de determinado bem, maior será sua expectativa em torno da experiência de compra. Esse comportamento é ainda mais comum no mercado de seminovos, no qual o comprador geralmente usa vários meses de economia para levar o carro para casa.

Do ponto de vista da loja, essa é uma ótima oportunidade para fidelizar o cliente e até mesmo conquistar indicações. Se você quer conhecer estratégias validadas para transformar a compra de um carro em um momento único, continue a leitura e confira algumas ideias para testar imediatamente em sua loja!


Qual a importância de uma boa experiência de compra?


O uso de estratégias para criar uma boa experiência para o cliente é fundamental para atender as demandas crescentes por uma jornada de compra encantadora. Caso as ações não sejam adequadas, as pessoas tendem a usar canais públicos para reclamar.

Isso porque 99% das pessoas acabam ficando insatisfeitas com as interações tradicionais na compra de um automóvel, segundo a Salesforce, o que representa uma ótima oportunidade para se diferenciar dos concorrentes.

Para isso, é preciso que você faça a adesão de ações que gerem uma jornada de compra encantadora, evitando que os clientes se sintam desapontados com a compra feita.
 

Como criar uma experiência de compra excepcional na loja de seminovos?
 

Oferecer uma experiência agradável ao cliente durante o processo de escolha do carro passa por uma série de práticas relevantes. A seguir, explicamos algumas dicas que vão ajudar a sua loja a se destacar. Confira!

Personalize as abordagens

Em primeiro lugar, é preciso entender que quase 80% dos indivíduos se decepcionam quando não têm um atendimento personalizado. É o que afirma uma pesquisa de 2023 da McKinsey.

Assim, as pessoas esperam que os vendedores ofereçam modelos que atendam as necessidades que elas apresentam, sendo indicável apresentar detalhes das características dos automóveis que justifiquem essa personalização.


Invista em uma boa comunicação


Para os vendedores conseguirem apresentar as características dos carros para os clientes e fazer uma abordagem especializada, é preciso investir em treinamentos para desenvolver a comunicação deles.

Essa abordagem permite que eles aprendam a aplicar a escuta ativa visando entender o que os clientes querem, além de desfrutarem de um bom conhecimento das características dos veículos em estoque e saber como comunicá-las.
 

Ofereça um suporte de qualidade
 

O atendimento oferecido ao cliente pode determinar se ele vai ou não comprar um carro na sua loja. Isso porque 6 a cada 10 pessoas baseiam as suas decisões de aquisição com base no atendimento que esperam receber, segundo o Zendesk CX Trends 2023.

Portanto, é importante caprichar no suporte oferecido em todos os pontos de contato da empresa, como sites, WhatsApp, telefone, e-mail e até mesmo presencial. Essa é uma ótima estratégia de diferenciação, capaz de gerar uma experiência incrível.


Tenha um processo de vendas transparente


Outro fator que interfere muito na tomada de decisão dos brasileiros é a confiança. Segundo um estudo da MindMiners, 8 em cada 10 consumidores precisam confiar na empresa para fazer uma aquisição, ainda mais em compras de alto valor.

É fundamental ser transparente, demonstrando todos os pontos fortes e fracos do automóvel que está oferecendo ao cliente. Isso serve para direcionar a pessoa para diferentes modelos que suprem as necessidades dela e para convencer a comprar da sua loja de seminovos.


Disponibilize garantias


Fora a aquisição de um imóvel, a compra de um carro costuma ser o maior investimento feito por uma pessoa. Dada a dimensão dessa decisão, o uso de garantias proporciona uma experiência mais agradável e com menos receios.

Há diferentes meios para você garantir a confiabilidade do veículo ao cliente, como o uso de histórico veicular impecável e a documentação de uma vistoria cautelar. Também tenha atenção que ao vender a uma pessoa física é definido no Código de Defesa do Consumidor que todo item usado dá direito a três meses de garantia. 


Faça parcerias para simplificar o financiamento
 

Somente nos primeiros meses de 2024, mais de 1 milhão de veículos foram financiados no Brasil, segundo a B3. Isso significa que os consumidores demandam crédito para comprar o carro dos sonhos. Além de simplificar o financiamento também é uma fonte de receita para o lojista.

Ao firmar parcerias com instituições financeiras que oferecem empréstimos para compra de automóveis, a sua revenda assegura mais comodidade para o cliente, que não precisa sair atrás de aprovação para levar o carro para casa. Assim, as chances do indivíduo ficar ainda mais satisfeito com a interação com a sua loja são bem altas.

 

Quais os diferenciais de contar com a Ayvens Carmarket?
 

Já imaginou ter em seu estoque diversos carros de único dono, com histórico de manutenção impecável e extremamente bem conservados? Ao fazer uma parceria com a Ayvens Carmarket para adquirir os veículos da sua revenda, isso é possível.

Nossos carros são provenientes da ALD Automotive | LeasePlan, líder global em gestão de frotas e são cuidadosamente selecionados antes de serem disponibilizados em nosso site. Dessa forma, entram semanalmente uma seleção de centenas de carros em ótimo estado para você comprar e revender aos clientes.

Para oferecer uma experiência de compra excepcional de seminovos e usados em sua loja, vale a pena seguir cada uma das dicas que você viu ao longo deste texto. Assim, é possível aproveitar todas as vantagens da alta demanda por essa categoria de veículos. Além disso, não deixe de conferir os modelos disponibilizados pela Ayvens Carmarket a fim de ofertar opções de qualidade aos seus clientes.

Quer saber mais sobre nossos carros? Então, entre em nosso site agora mesmo e veja em detalhes cada opção disponível!